Posto de Saúde do Xagú está pronto, mas sem funcionamento

Vereador Robison Camargo da Silva(PT), esteve nesta quinta-feira(06), visitando a Unidade da Saúde da Família do Assentamento Xagu. A obra que teve início em 03 de novembro de 2014 e que teria o prazo de 03 de setembro de 2015 para ficar pronto, o que não aconteceu. A obra ficou parada por muito tempo, precisando fazer uma nova licitação e consumindo mais dinheiro do contribuinte. O custo inicial foi de mais de R$ 532 mil reais,  e só foi concluída há alguns meses atrás. A UBS é para atender mais de 350 famílias dos Assentamentos Xagú I, II e III, mas até o momento continua fechada e prejudicando mais de mil pessoas que precisam se deslocar até o Posto de Saúde da Sede, para receber atendimento.

Segundo o vereador Robinho, muitas das famílias se deslocam até o Posto da Sede, e não conseguem ficha para o atendimento. ”Muitas pessoas são carentes, precisam pedir favores, e as vezes tem que pagar um carro para vir até o posto, e quando não é de madrugada que precisam fazer esse deslocamento. Iremos na próxima segunda-feira, estar cobrando em plenário o porquê dessa demora em abrir essa Unidade, de nada adianta estar pronto e continuar fechada, sem dar atendimento à nossa população” disse o vereador Robinho.

Um morador do Xagú, que não quis se identificar, pra não sofrer represálias, segundo ele. "O posto de saúde tem, mas nunca foi inaugurado. Só promessa e até hoje nada. Quando a gente precisa de atendimento ou quando é mais grave precisamos ir até a cidade”, disse ele.

08/12/2017